7 procedimentos estéticos realizados por dentistas

A odontologia é uma área da saúde humana que atua para prevenir ou corrigir problemas. Isso vale principalmente para aqueles relacionados à mordida, à gengiva e aos dentes. Mas ela também sempre contribuiu para o bem-estar e para a autoestima do paciente. Por isso, hoje em dia, há muitos procedimentos estéticos realizados por dentistas.

Sabemos que existem tratamentos odontológicos com finalidade também estética – alinhamento da arcada dentária, clareamento dos dentes etc. Além deles, muitos outros tratamentos foram surgindo para melhorar a aparência do paciente pensando no conjunto do rosto.

Realizar procedimentos estéticos é uma conquista muito recente dos profissionais de odontologia – que, no fim das contas, são especialistas em melhorar as funcionalidades da face humana.

Você está por fora desse assunto? Falaremos a seguir de 7 procedimentos estéticos realizados por dentistas. Mas, antes, entenda um pouco melhor como a estética chegou para ficar de vez na odontologia.

Como os procedimentos estéticos chegaram à odontologia?
A odontologia estética ou dentística já era uma prática muito disseminada na profissão, antes mesmo do surgimento da harmonização orofacial. Muitos procedimentos odontológicos usam botox para resolver problemas comuns nos pacientes que frequentam os consultórios odontológicos. Por exemplo, o bruxismo e o trismo.

Em 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como uma especialidade da odontologia. Ou seja, passou a ser um dos procedimentos estéticos realizados por dentistas. E ressalta que os procedimentos da harmonização orofacial são apenas aqueles que implicam:

a cavidade bucal;
a musculatura da face;
os tecidos da face.
Os profissionais da odontologia possuem conhecimento aprofundado da anatomia facial e das medidas faciais e dentais. Isso é importante para o equilíbrio estético e funcional do tratamento.

Conheça os procedimentos estéticos realizados por dentistas
1# Clareamento bucal
O clareamento bucal é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos. Isso porque o processo de amarelamento dos dentes é algo comum. E vai se agravando com o passar do tempo ou de acordo com os hábitos de cada um.

Apesar de ser um procedimento muito simples, o indicado é sempre procurar um dentista. Ele fará o passo a passo correto e de maneira que não aumente a sensibilidade nos dentes.

2# Bichectomia
A bichectomia é outro dos procedimentos estéticos realizados por dentistas. Ela consiste em remover a gordura localizada na bochecha (conhecida como Bola de Bichat). Muitas pessoas optam por esse procedimento para afinar e salientar a maçã do rosto.

Mas ele também é indicado para pacientes que mordem as laterais das bochechas com muita frequência (e a causa não é um desalinhamento na mordida).

3# Botox
Como vimos neste texto, o botox já é bastante usado por dentistas no combate de problemas bucais comuns (como o bruxismo e o trismo). Além desses, a toxina ainda pode ser aplicada para fins totalmente estéticos na odontologia:

Bruxismo – a toxina é injetada nos dois lados, no principal músculo da mastigação, diminuindo sua potência e o estímulo para o bruxismo.

Trismo – a aplicação da toxina botulínica controla a contração da musculatura da mastigação, eliminando a dor do paciente.

Sorriso gengival – aplica-se a toxina através de uma agulha bem fininha em pontos específicos, que resultam no travamento do lábio. Assim, a gengiva não fica exposta quando a pessoa sorri.

Sorriso assimétrico – a toxina é aplicada para o reequilíbrio da musculatura, deixando o ângulo de ambos os lados da boca iguais.

4# Lentes de contato dentárias
As lentes de contato dentárias são facetas de resina ou de porcelana aplicadas sobre os dentes do paciente. Elas trazem mais alinhamento e harmonia ao sorriso. A durabilidade é de 10 a 15 anos. É um dos procedimentos estéticos realizados por dentistas que vem se tornando popular entre as celebridades.

5# Preenchimento com ácido hialurônico
Pela aplicação de ácido hialurônico, dentistas com habilitação para a harmonização orofacial também podem fazer preenchimentos labiais. Ela torna os lábios mais vistosos, volumosos e definidos.

O ácido hialurônico também pode ser usado para corrigir rugas e linhas de expressão no rosto. Funciona através da reposição do volume de uma determinada região da face.

6# Gengivoplastia
A gengivoplastia é uma cirurgia odontológica simples e rápida de ser feita. O cirurgião dentista aplica uma anestesia local e com o bisturi vai cortando a sobra da gengiva.

7# Fios de dermosustentação
Fios de dermosustentação são uma técnica que busca elevar os tecidos da pele, tornando seu aspecto mais tonificado e rejuvenescido. Essa técnica aplica fios tensores na face por meio de pequenas agulhas, sem precisar de corte algum. Você já tinha ouvido falar nesses procedimentos estéticos realizados por dentistas? Interessante, né?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui