Cabernet Sauvignon ou Merlot? – Marco Carbonari responde

Os vinhos elaborados a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot são, sem dúvidas, os mais consumidos no Brasil e, segundo Marco Carbonari, diferenciá-los pode não ser tão fácil, principalmente quando se é iniciante na arte da degustação.

Por isso, a seguir, Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria – localizada no Vale do Baú em SP -, preparou o seguinte artigo que reúne as principais diferenças entre as castas para auxiliá-lo em sua próxima degustação, veja:

Marco Carbonari revela que, por mais que ambas as castas sejam tintas, o sabor é completamente distinto. O vinho Cabernet Sauvignon possui taninos mais elevados, sendo assim a sensação de ‘língua travada’ é muito maior. O tanino, explica Marco Carbonari, é a substância que passa a impressão de textura mais seca e adstringente ao consumo.

Por sua vez, o vinho produzido com uva Merlot é bem mais leve e passa uma sensação mais suave ao paladar, quase aveludada. No entanto, Marco Carbonari explica que, por conta da concentração menor de taninos, a bebida é mais alcoólica.

Quando jovem, a uva Cabernet Sauvignon traz a bebida aroma de frutas negras e vermelhas (como morango e amora), apresentando, também, notas de pimenta. Já a Merlot, tem sabor semelhante à cereja e à framboesa.

Marco Carbonari comenta que a tonalidade também é algo que diferencia muito as duas castas, porém, a princípio pode não chamar muita atenção. O vinho Cabernet possui um tom mais avermelhado, enquanto a Merlot, mais violeta.

Segundo Marco Carbonari, essas sutilezas podem gerar alguma dúvida, porém com a prática na degustação, as diferenças são cada vez mais aparentes. Sendo assim, para aqueles que buscam por mais experiências enófilas, Marco Carbonari convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, onde poderão se aprofundar ainda mais na riqueza de sabores e aromas dos vinhos.

Para mais informações acesse: www.villasantamaria.com.br/.
Agende sua visita pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui