Cálculos Renais – saiba quais são as complicações

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

Os cálculos renais, de acordo com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, se trata de um excesso de substâncias (como cálcio e ácido úrico) responsável pela formação de pequenos cristais que se aglomeram e se alojam nos rins e outras partes do sistema urinário.

O urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que existem quatro tipos de cálculo renal, sendo eles: o cálculo de cálcio, cálculo de cistina, cálculo de estruvita e o cálcio de ácido úrico.

Os principais sintomas do problema se dão por cólicas fortes, dificuldade para urinar (ardência e infecção urinária), presença de sangue na urina, náusea, vômito e febre. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que quando as pedras estão localizadas no interior dos rins, é provável que o paciente não apresenta sintoma algum, entretanto, quando se deslocam, causam a obstrução da drenagem de urina, causando uma das dores mais fortes que o ser humano pode sentir.

As complicações dos cálculos renais variam de acordo com cada caso, por exemplo, pacientes idosos, quando ignoram o problema, correm maiores riscos de ter infecção urinária, quadro este que pode provocar choque séptico e até mesmo levar o paciente à morte.

Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que, pessoas que não tratam as pedras nos rins, possuem 20% de chance de perder funções fundamentais dos rins, problema este conhecido como insuficiência renal.

Contudo, mesmo com as pedras já bem desenvolvidas, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que os pacientes podem contar com diversos tratamentos cirúrgicos modernos como a ureterorrenolitotripsia flexível (cirurgia a laser), a qual uma câmera é introduzida na uretra para alcançar os rins, possibilitando que o cirurgião explore minuciosamente toda a região e pulverizar as pedras através de uma fibra de laser.

Esse procedimento é consideravelmente simples e, de acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, garante que o paciente receba alta no dia seguinte.

Se você precisa do auxílio de um médico especialista em urologia, não hesite em consultar-se com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui