Casta Pinotage e a sua robustez

Marco Antonio Carbonari
Marco Antonio Carbonari

Marco Carbonari é proprietário da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Hoje, o especialista nos revelou algumas informações sobre a casta africana Pinotage, uma variedade de uva responsável pela elaboração de vinhos marcantes e desafiadores ao paladar.

Segundo Marco Carbonari, a Pinotage é resultado do cruzamento entre as uvas Pinot Noir e Hermitage. A princípio, havia apenas quatro mudas da cepa, que quase não conseguiram se manter, no entanto, com muita sorte, a variedade conseguiu se manter e, hoje, é uma das castas mais plantadas na África, sendo até mesmo considerada um símbolo do país.

A África, comenta Marco Carbonari, é um país que se destaca – e muito – pela qualidade de seus vinhos nos dias atuais, isso por conta do seu solo rico que trás uma personalidade única a seus rótulos, deixando sua marca registrada em escala internacional.

A casta é considerada de difícil cultivo, necessitando do dobro de atenção desde seu manuseio. Marco Carbonari revela que, para que o vinho absorva todas as qualidades que lhe são características, sua produção deve ser baixa, para que a concentração de cor, aroma e sabor prevaleçam.

Marco Carbonari informa que, por conta da peculiaridade da casta, muitos amam, no entanto, também odeiam, porém, é consideravelmente fácil de consumir. Seu aroma é composto por notas de frutas vermelhas e alcaçuz. Quando envelhecido, as nuances de manga, banana e chocolate são evidentes.

De acordo com Marco Carbonari, a coloração é consideravelmente escura e trata-se de uma bebida com taninos macios e encorpada.

Para harmonizar a bebida, Marco Carbonari recomenda risoto de funghi quando o rótulo apresenta corpo médio e carnes assadas e queijo maduro quando encorpado.

Quer aprender mais sobre vinhos? Marco Carbonari aproveita a oportunidade para convidar você, á uma visita a vinícola Villa Santa Maria, onde você poderá se encantar com os esplêndidos vinhos Brandina.

Para agendar a visita, acesse o site e obtenha as informações: https://villasantamaria.com.br/visita/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui