Como serão os testes de antidoping nos Jogos Olímpicos de Tóquio?

Márcio Alario Esteves
Márcio Alario Esteves

A Olimpíada de Tóquio de 2020 será realizada neste ano, com início no mês de agosto, em razão da disseminação mundial da Covid-19. O empresário Marcio Alario Esteves conta que será um evento grandioso, pois a capital está muito preparada para receber a cerimônia.

O Japão é um país conhecido pelo seu enorme avanço tecnológico, sendo assim, a Olimpíada será uma comemoração imbuída de tecnologia e design arrojados.”Todos estão ansiosos para acompanhar o evento”, fala Marcio Alario Esteves.

Além disso, outra preocupação por parte dos organizadores e fiscais é em relação ao exame antidoping. Sabe-se que é uma prática que já aconteceu em competições esportivas e é necessário liquidar esse desnivelamento entre os atletas e essa prática.

Já houveram casos em que atletas para se beneficiar e se sobressair, utilizam substâncias ilícitas para aprimorar seu desempenho. Essa prática é considera ilegal e está suejito à exulsão e desclassificação do torneio. É imprescindível que haja um exame apurado para verificar a existência ou não de substâncias nos atletas, afirma Marcio Alario Esteves.

O Comitê Olímpico Internacional, COI, é responsável pelas regulações envolvendo esse setor, preocupado em oferecer o melhor ao torneio e o máximo de segurança possível, estabeleceram critérios e bases fortes para evitar qualquer tipo de vantagem. “Trapaças não são permitidas e a vista está fina”, ressalta Marcio Alario Esteves.

Os testes serão feitos de maneira aleatória nos atletas. O DCO, Oficial de Controle de Doping e BCO (em inglês) Oficial de Coleta de Sangue, são responsáveis por coletar as amostras de urina e sangue, respectivamente.

As amostras são devidamente analisadas e o resultado definirá se está tudo certo para o atleta. O empresário Marcio Alario Esteves explica que já houveram casos de doping nas Olimpíadas, mas que hoje essa prática é praticamente impossível em razão do alto nível de controle e perícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui