Conheça o Oscar literário brasileiro

Não é difícil estar em uma livraria física ou navegar por uma online e ver uma categoria de ganhadores do prêmio Jabuti. Mas você sabe o que é este prêmio? Rafael Libman explica para a gente o que é o Oscar literário brasileiro.

Tudo começou por volta de 1958, quando o mercado editorial era repleto de desafios, com recursos escassos e expressão pouco nítida na área. Apesar das adversidades, os dirigentes da Câmara Brasileira do Livro tinham o objetivo e o diferencial de premiar os mais destacados escritores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros de cada ano.

É um dos prêmios mais consagrados da literatura brasileira. Por ser uma premiação nacional, ele abrange apenas livros ou produções literárias feitas por profissionais brasileiros de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Rafael Libman diz que é interessante porque é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho de editoras de diversas áreas e escritores independentes de todo o Brasil que vêm registrar seus trabalhos para encontrar o reconhecimento que merecem.

A seleção é feita por um corpo de jurados altamente qualificados, que já têm uma vasta experiência dentro do mercado literário, em diversos cargos diferentes. O prêmio Jabuti é composto por 27 categorias de premiação, e as duas sessões de contagem de votos são abertas ao público. A primeira são apresentados dez finalistas de cada divisão e na segunda já são os três grandes vencedores. O vencedor de cada categoria ganha, além da estatueta, um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.500 reais. 

Sílvio Romero, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo, entre o final do século XIX e o início do século XX, foram os pioneiros na pesquisa para escolher qual nome o prêmio teria. Rafael Libman comenta que influenciado no ambiente cultural da época e pela valorização brasileira em suas raízes miscigenadas, o Jabuti foi eleito para inspirar e patrocinar os vencedores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui