Conheça os melhores vinhos artesanais

Marco Antonio Carbonari é dono da vinícola Villa Santa Maria e diz que falar sobre vinho artesanal ou industrial é um pouco complicado, porque muitas pessoas distorcem um ou outro. No entanto, o assunto está sendo debatido com cada vez mais frequência e até virou uma tendência em algumas regiões, principalmente quando nos referimos a pequenos produtores.

Para simplificar, o vinho artesanal está relacionado a maneira como a produção da bebida é feita, normalmente com técnicas mais clássicas, já que esse estilo de vinho requer alguns processos mais cautelosos em toda sua elaboração, desde o cultivo das videiras até a conservação do produto. O vinho artesanal utiliza, então, pouco ou nenhum recurso tecnológico para obter o resultado esperado.

Marco Antonio Carbonari diz que muitos viticultores possuem capacitação técnica para intervir nos processos de elaboração com a tecnologia, mas é justamente a intenção contrária que esses produtores de pequeno porte tem. O grande estopim do mercado aconteceu em 2010, em Paris, onde alguns bares e restaurantes mais alternativos e contemporâneos começaram a incluir e oferecer esse estilo de vinhos em suas cartas e logo essa tendência chegou no Brasil.

Foi a partir dessas mudanças no eixo da vitivinícola que os processos do vinho ganharam uma nova maneira e consciência. Os vinhos artesanais não são comercializados como os industriais, aos montes, pois o produtor olha a bebida como uma arte de qualidade, com recursos de primeira qualidade, sem recursos químicos, feito somente na quantidade necessária.  Então, por onta de sua natureza, não é fácil encontrar garrafas de produtores artesanais de vinho.

Marco Antonio Carbonari conta que autoridades como o Instituto Brasileiro do Vinho estão reconhecendo a importância do novo estilo e estão fazendo planos para proteger a produção do setor. Por isso, os produtores artesanais de vinho são o testemunho atual dessa antiga cultura do vinho, que fez da região Sul, por exemplo, a maior produtora vinícola nacional, artesanal e industrial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui