Conheça os riscos e benefícios da circuncisão

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente exerce a função de cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva, contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista explica quais são os riscos e benefícios da circuncisão.

A circuncisão é um procedimento cirúrgico no qual o prepúcio – pele que reveste a glande do pênis – é removido. Frequentemente realizado em crianças cujas famílias são religiosas, como judeus, pois faz parte de um ritual. Embora hoje a técnica seja usada também por motivos de higiene, nos primeiros dias de vida, ou como tratamento para possíveis problemas do pênis, como a fimose, bem comum também na fase adulta.

O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que, para os médicos, os benefícios da circuncisão não estão bem definidos ainda na área, mas que, no entanto, já foi possível perceber algumas:

  • Diminuição de infecções;
  • Melhora da higiene;
  • Abaixa o risco de câncer do pênis;
  • Diminui o risco de passar ou pegar alguma doença sexualmente transmissível.

Por outro lado, quanto mais tarde for feita a cirurgia, mais complicado é o procedimento e maior é o risco de surgirem complicações, mesmo que não passem de 1%. A retirada do prepúcio é relativamente rápida, demorando entre 15 a 30 minutos, dependendo das características do pênis e da experiência do médico. E, entre as principais complicações cirúrgicas estão: sangramentos, infecções e insatisfação com o resultado estético.

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que riscos de um menino/homem se submeter a uma cirurgia da retirada do prepúcio pode causar:

  • Perda da sensibilidade;
  • Menor satisfação sexual;
  • Causa dor e estresse desnecessário, principalmente para recém nascidos;
  • Pode trazer um trauma se for feita depois de adulto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui