Dicas para melhorar a sua degustação de vinhos -por Marco Carbonari

O especialista em vinhos Marco Carbonari é empresário e proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo. Dessa maneira, apaixonado pela bebida e tudo que a envolve, o enófilo dá dicas infalíveis na hora de degustar um vinho. Acompanhe:

Os vinhos possuem propriedades únicas. Imbuídos de aromas, sabores e texturas deliciosos, a bebida possui um elaborado processo de confecção e armazenagem. Cada estágio desses setores influencia no resultado final e torna-se responsável por evidenciar cada faceta do vinho.

Em primeiro lugar, o especialista em vinhos Marco Carbonari diz que na hora da degustação o que vale é o jugo individual, isto é, não há forma ou métrica capaz de transformar essa experiência em algo coletivo e de forma massificada, uma vez que há paladares diferentes. Portanto, há em valia, sobretudo, a experiência individual de cada apreciador.

Contudo, mesmo que haja uma evidência totalmente experimental e individual, há alguns aspectos a serem notados e ressaltados na hora de uma degustação. Vejamos:

Em primeiro lugar, Marco Carbonari fala sobre o visual da bebida: ao pegar a taça de vinho, é interessante olhar algumas perspectivas, como o grau de transparência e limpidez, se o vinho está turvo ou não. A partir desse simples diagnóstico é possível identificar se trata-se de um vinho jovem ou velho, uma vez que vinhos mais antigos podem apresentar sedimentos.

Outro ponto é acerca do aroma do vinho, ressalta Marco Carbonari. É interessante realizar um movimento circular da taça próximo ao nariz. Dessa maneira, há a liberação do aroma do vinho.

Por fim, a etapa principal, obviamente, é a apreciação do sabor do vinho. O enófilo Marco Carbonari conta que é preciso apreciar com calma e suavidade. No primeiro gole, uma quantidade pouca da bebida e lentamente sentir o gosto por todas as papilas gustativas da boca para então engolir. Repetir o processo para sentir todo o potencial da bebida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui