O que pode causar a infertilidade masculina?

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

Segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a infertilidade, por mais que seja um problema que está frequentemente atrelado a saúde da mulher, também pode acometer o sistema reprodutor masculino.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes citou algumas das causas a seguir, veja:

  1. Problemas anatômicos

A infertilidade masculina, na maioria das vezes, é causada por problemas anatômicos. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a criptorquia, por exemplo, é uma condição de nascença a qual os testículos não descem para a bolsa escrotal e, quando não realizado a cirurgia, pode acarretar na infertilidade.

Problemas genéticos, deficiências físicas e espermatozoides com formatos incomuns também podem afetar o sistema reprodutivo.

  1. Alterações hormonais

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que problemas hormonais como a tireóide, hipotálamo e hipófise também podem causar infertilidade por conta da produção de esperma que costuma ser baixa e/ou enfraquecida.

  1. Uso de remédios e substâncias químicas

Alguns remédios podem prejudicar a saúde reprodutiva, entre os mais comuns estão os antidepressivos e os remédios para pressão alta, assim como o uso de substâncias ilícitas e herbicidas.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que o abuso do álcool e tabagismo também diminuem a fertilidade, além de afetarem a saúde como um todo.

  1. Inflamação ou infecção

De acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, infecções e inflamações também são algumas das causas que podem prejudicar a fertilidade. Principalmente IST’s como gonorreia e HIV.

Fique atento a inflamações como: caxumba e prostatite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui