Prevenção do câncer de próstata

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico, mestre e doutor em urologia. Dessa maneira, atuando há anos no setor da saúde, fala à nossa redação sobre uma das patologias que mais trata em seu consultório no Rio de Janeiro, na Clínica Urológica Dr. Marco Antônio, o câncer de próstata.

O câncer de próstata no Brasil é um carcinoma relativamente comum. Segundo pesquisas, a patologia se encontra em segundo lugar como câncer recorrente entre os homens.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a próstata desempenha importantes funções em relação à fertilidade, pois é responsável por produzir agentes que protegem e nutrem o espermatozóide, além disso, são responsáveis por produzir uma parte do líquido seminal.

O câncer de próstata costuma acometer homens com idade mais avançada, geralmente, após os 65 anos de idade. Contudo, com os métodos de diagnóstico e de tratamento para tal patologia, é possível diagnosticar e iniciar o tratamento de forma precoce, atingindo assim, bons resultados no tratamento, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

Além disso, em se tratando do tratamento do câncer de próstata, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes implementa em seu consultório no Rio de Janeiro, a Clínica Urológica Marco Antônio, um procedimento muito eficaz e arrojado, no qual o médico realiza a remoção completa do órgão para eliminar o carcinoma e impedir que se alastre.

A prostatectomia robótica constitui num tratamento minimamente invasivo e muito moderno, com o auxílio de equipamentos robóticos, o médico realiza o procedimento cirúrgico. O equipamento oferece uma visão 3D ampliada, além disso, espécies de braços robóticos para a confecção da cirurgia de forma precisa e, dessa maneira, minimamente invasiva.

Desse modo, a partir dos pontos apresentados em relação à prostatectomia robótica, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, há, no paciente, uma recuperação precoce e menor tempo de internação, consequentemente.

A idade e fatores hereditários aumentam a chance de adquirir a patologia, contudo, há algumas medidas que visam prevenir esse carcinoma, como manter hábitos saudáveis, tanto na alimentação, como na prática de exercícios físicos.

Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de manter o peso ideal do corpo adequado e não praticar o hábito de fumar, assim como evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui