Quais alimentos diminuem o risco de câncer de próstata.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente exerce a função de cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva, contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista explica quais alimentos diminuem o risco de câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, a cada ano surgem pesquisas surpreendentes sobre o poder dos alimentos. A ênfase, além da boa nutrição e bons hábitos no estilo de vida, é a ingestão de alimentos naturais que podem influenciar no desaparecimento da doença. Confira a seguir alguns exemplos que não são difíceis de encontrar.

  • Leite e derivados: o líquido é rico em vitamina D e cálcio, que ajudam no processo de apoptose. Além disso, o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que essas substâncias melhoram o sistema imunológico, que ajuda a combater doenças como o câncer de próstata. Mas cuidado com o excesso, não é recomendado passar de 500 ml diários de leite.
  • Fontes de licopeno: Parte da família dos carotenoides, eles são potentes antioxidantes que dão cor a alguns alimentos e tem o poder de reduzir o risco de diferentes tipos de cânceres, incluindo o de próstata. Isso acontece porque o licopeno absorvido se acumula no local, impedindo a proliferação dos vasos com células doentes. Os alimentos com este composto são: tomate, goiaba vermelha, melancia, pimentão, mamão e beterraba.
  • Chá verde: Composto por catequinas, moléculas responsáveis pelo potencial “anticâncer” que inibe o crescimento das células cancerígenas, o chá pode agir também contra os processos de angiogênese. O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que se tomar até 5 xícaras diariamente, as chances de câncer de próstata diminuem em 50%.
  • Gordura vegetal saudável: Evitar gordura animal por si só já diminui diversos problemas, entre eles o câncer. Por isso é interessante consumir carne moderadamente, assim como produtos industrializados. A preferência é por nozes, amendoim, sementes e azeite de oliva, que são ricos em selênio e vitamina E. Duas nozes, por exemplo, já suprem as quantidades recomendadas do mineral.
  • Legumes e verduras: O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que os compostos verdes auxiliam o corpo a eliminar substâncias cancerígenas. Os nutrientes do abacate, brócolis, ervilha, lentilha, couve-manteiga, repolho e couve-de-bruxelas estão entre os principais responsáveis pelas propriedades do ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui