Quem pode dirigir um trator?

Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

A CNH, para quem quer dirigir, é um documento obrigatório. No entanto, Fernando Siqueira Carvalho diz que aqueles que estão interessados ​​em operar máquinas pesadas ainda têm grandes dúvidas sobre qual é a CNH (ou documento) correto para quem deseja uma retroescavadeira, escavadeira de esteira ou equipamento de movimentação de cargas e movimentação de terras?

A maioria das pessoas pensa que o CNH comum é o suficiente para você operar esse tipo de maquinário pesado. No entanto, as coisas não são tão simples assim, pois para cada tipo de máquina pesada existe um tipo diferente de documento e categoria da carteira de habilitação. Veja alguns exemplos:

  • Guindastes: Para operar máquinas pesadas, como guindastes, é preciso prestar atenção, se concentrar e coordenação motora. Em outras palavras, para o pessoal não treinado, o equipamento é considerado uma operação muito perigosa. Fernando Siqueira Carvalho diz que esse tipo de equipamento é muito comum para o transporte de objetos pesados ​​em canteiros de obras. Porém, para lidar com ele os profissionais devem ter os conhecimentos técnicos adquiridos no curso de “guindasteiro”. No curso, o profissional conhece regras de funcionamento, planos de prevenção de acidentes e transporte de cargas. De acordo com o peso da máquina, a categoria adequada geralmente é C.
  • Tratores, retroescavadeiras e pás-carregadeiras: Esses equipamentos são considerados básicos para serviços de terraplenagem e construção, utilizados para transportar e recolher grandes quantidades de pedras, sujeira, entulho e outros materiais. Para que um profissional opere essas máquinas, ele deve ter cursado a quarta série do ensino fundamental, no minimo, e ter um habilitação na categoria D ou E.
  • Empilhadeiras: São os veículos que transportam uma pequena carga através de um sistema de garfo dianteiro que são amplamente utilizados por empresas que possuem uma grande quantidade de depósitos de material. Fernando Siqueira Carvalho comenta que para poder operar tais máquinas, os profissionais devem passar pela certificação do curso técnico. Neste curso, ele aprenderá técnicas de manobra e estacionamento. Em alguns outros casos, as empilhadeiras podem ser operadas sem CNH especial. No entanto, esse é um requisito ideal para a empresa contratante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui