Sintomas, tratamentos e causas da candidíase no homem

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

A candidíase masculina é uma infecção causada por meio da bactéria Candida albicans, que afeta principalmente a boca e os órgãos genitais. Em casos mais graves, a Candida pode até afetar órgãos internos e o sistema nervoso central.

O fungo Candida albicans existe naturalmente na pele, boca, órgãos reprodutivos ou trato gastrointestinal do corpo humano. No entanto, esses fungos são oportunistas. Então, quando o sistema imunológico muda, a Candida se multiplica em maior intensidade, causando doenças infecciosas.

Os sinais e sintomas de candidíase genital masculina surgem principalmente no pênis, no entanto pode também aparecer no saco escrotal ou atingir a virilha, por exemplo. Segundo o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, os principais sinais e sintomas no homem são:

  • Dor e vermelhidão local;
  • Coceira, ardência e inchaço na ponta do pênis;
  • Corrimento branco e agrupado;
  • Ardência ao urinar;
  • Forte odor;
  • Rachaduras no pênis.

A candidíase masculina está fortemente relacionada com as alterações no sistema imune, como a gripe, estresse e doenças crônicas. Além disso, a falta de higiene é um fator muito relevante, visto que a região genital e a umidade local também podem favorecer a proliferação fúngica. Então, para evitar a candidíase, é de extrema importância realizar a higiene íntima diariamente.

A candidíase tem cura e, na maior parte dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas, porém, o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de sempre procurar um médico urologista. Também, tente sempre manter uma alimentação saudável, procurando alimentos como salsinha e limão.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui