Toxina Botulínica: esclarecendo as principais dúvidas desse procedimento estético

Daniel Dias Machado
Daniel Dias Machado

O envelhecimento da pele é algo imprescindível ao ser humano, e muitos adorariam retardar esse processo, não é mesmo? Segundo o Dr. Daniel Dias Machado, biomédico esteta e patologista, a indústria da estética vem evoluindo consideravelmente nos últimos anos, desenvolvendo técnicas como a aplicação de toxina botulínica para solucionar a aparição das linhas de expressão e rugas. 

Popularmente conhecida como Botox, a toxina botulínica é um tratamento ideal para homens e mulheres que desejam eliminar a presença das rugas e linhas de expressão incômodas do rosto, por isso, tem sido um procedimento muito comum em diferentes faixas etárias. Ainda assim, é comum que dúvidas surjam a respeito desse procedimento, certo?

Então, se você quer saber mais sobre esse processo e esclarecer as principais dúvidas, continue acompanhando este artigo!

O que é Toxina Botulínica?

De acordo com o Dr. Daniel Dias Machado, a toxina botulínica  é uma substância originada da bactéria clostridium botulinum que possui propriedades que auxiliam na inibição da contração dos músculos. Assim, ela trabalha no relaxamento dos músculos estriados na região dos olhos, testa e espaço entre as sobrancelhas, reduzindo e fazendo desaparecer as rugas de expressão, evitando vincos na pele e, por consequência, prevenindo a formação das rugas estáticas (linhas de expressão evidentes mesmo sem movimento do rosto). 

Como é aplicada?

Daniel Dias Machado
Daniel Dias Machado

Para ser aplicada, a toxina botulínica é injetada em músculos específicos do rosto com intuito de relaxar a contração e, consequentemente, impedir a formação de rugas e linhas de expressão durante a movimentação da face. A aplicação é praticamente indolor, com resultados de paralisação progressiva aparecendo por volta de dois a três dias, e pico de ação e estabilização em cerca de 15 dias. Seu efeito dura uma média de até 6 meses, com necessidade de manutenção regular para mantimento dos efeitos. 

A partir de qual idade pode-se realizar a aplicação?

Como a aplicação da toxina botulínica é ideal para prevenir a formação de rugas na pele e formação de sinais de expressão mais profundos, o tratamento pode ser iniciado por volta dos 25 ou 30 anos, idade em que as primeiras rugas surgem. O biomédico especialista, Dr. Daniel Dias Machado, reforça ainda que não há uma idade correta ou limite para aplicação, porém, cada caso necessita ser bem avaliado. 

Quais os riscos do procedimento?

Na visão do biomédico esteta, Dr. Daniel Dias Machado, uma aplicação correta, isto é, feita por um profissional responsável e qualificado não trará riscos à saúde nem à vida do paciente. Entretanto, quando erros técnicos ocorrem, existem alguns efeitos comuns e reversíveis como pequenos sangramentos no local de injeção, hematomas, congestão nasal e dores de cabeça. 

Quais são os cuidados para realizá-lo com segurança?

O biomédico, esteta e patologista clínico, Dr. Daniel Dias Machado, esclarece que o primeiro passo para um procedimento adequado é a busca por um profissional especializado para realizar uma avaliação e confirmar se você está apto para receber o tratamento. Posteriormente, é importante se atentar às indicações e orientações do especialista para estar pronto antes e depois da aplicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui