Tudo sobre a Hiperplasia Prostática Benigna

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é, de acordo com o especialista em urologia, Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é um aumento não canceroso que dificulta a micção, isso porque, conforme a próstata aumenta, a uretra é bloqueada e o fluxo de urina é impedido, impossibilitando que a bexiga se esvazie completamente. 

A principal causa de seu surgimento é o envelhecimento, mais comum em homens com mais de 50 anos. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que essa alteração envolve alterações hormonais na testosterona.

Os sintomas são apresentados somente quando a próstata começa a bloquear a urina, causando dificuldade para iniciar a micção e dando a sensação que bexiga não foi esvaziada completamente, tornando a necessidade de urinar mais constante.

Quando o fluxo de urina é obstruído, torna a micção impossível, levando o paciente a sentir dores intensas na região do abdômen inferior. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que essa retenção urinária pode ser desencadeada por condições de imobilidade, exposição ao frio, segurar a micção por muito tempo, uso de substâncias químicas e álcool. 

De acordo com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o diagnóstico é feito através de exame retal, urofluxometria e, em alguns casos, biópsia ou ressonância magnética. Durante o exame de toque retal, o médico consegue perceber se há ou não o aumento da próstata, se identificado a presença de áreas duras, o paciente deverá realizar outros exames, pois pode significar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Para tratar a Hiperplasia Benigna, o urologista receita alguns medicamentos para relaxar o músculo da próstata, melhorar o fluxo de urina e bloquear os hormônios responsáveis pelo crescimento da próstata. Entretanto, quando os medicamentos não obtêm resultados, a cirurgia pode ser a solução.

Não deixe de cuidar da sua saúde, consulte-se com um médico urologista e evite o desenvolvimento de doenças. Acesse o site e saiba mais: http://marcofortes.med.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui