Você conhece os ganhos com as inovações tecnológicas na agricultura?

O uso de tecnologia na agricultura nunca foi tão intenso. Nas últimas décadas, Rafael Libman comenta que ambas estão envolvidas na transformação e otimização de processos para garantir mais produtividade na atividade rural.

Ao longo dos anos, os recursos gerados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) foram cada vez mais integrados ao processo agrícola e se tornaram o verdadeiro motor do avanço das áreas rurais e das populações rurais. Por exemplo, em comparação com décadas atrás, as plantações e operações agrícolas modernas eram muito diferentes. Rafael Libman explica que, inicialmente, podemos associar o salto da produtividade e do manejo das plantações aos avanços tecnológicos que vêm sendo aplicados na agricultura. Portanto, a tecnologia agrícola está transformando a gestão do agronegócio em um modelo baseado data driven (sua gestão é baseada em dados) para proporcionar melhores procedimentos, controle de gestão e potencializar os resultados alcançados. Entenda os principais ganhos que estão ocorrendo:

Praticidade: A automação e mecanização de atividades repetitivas fornece informações de maior qualidade e reduz o trabalho físico dos trabalhadores.

Facilidade de monitoramento e tomada de decisão: A informatização do controle do processo torna o monitoramento dos resultados das rotinas de produção mais suave e natural, maximizando as chances de uma tomada de decisão bem-sucedida. Com isso, Rafael Libman comenta que neste momento se faz uso do que chamam de Internet das Coisas (IoT), ou seja, a conexão de objetos físicos usados no cotidiano. Os drones são exemplo disto, uma vez que monitoram as condições das plantações e mapeiam as áreas.

Melhoria da produtividade: Recursos técnicos orientam os produtores rurais a utilizar os dados digitais de forma estratégica, aumentando suas chances de sucesso e estabelecendo uma base de conhecimento específica sobre suas propriedades rurais, otimizando assim suas práticas de gestão do agronegócio. Tudo isso permite administrar o agronegócio remotamente com absoluta precisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui