Você sabe a importância dos taninos nos vinhos?

Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, é especialista na produção de vinhos de qualidade. Sabendo que, para que um bom vinho seja produzido é necessário que ele cumpra com algumas características, hoje, ele nos explica qual a importância dos taninos.

O tanino funciona como a defesa das uvas, se encontra nas cascas e sementes e é muito amargo. Marco Antonio Carbonari explica que essa substância é o que faz com que a bebida tenha uma textura seca e proporcione a longevidade do vinho.

Entre as uvas que mais possuem a presença de taninos estão a Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Shiraz, ao contrário das uvas mais leves, como a Merlot e Pinot Noir, por exemplo.

Carbonari revela que os vinhos tintos são os mais ricos em taninos, lembrando que o tempo pode interferir nessa intensidade, levando em consideração que quanto maior for o tempo de guarda, mais suave será sua presença.

Os taninos maduros, se referem aos vinhos que já passaram pelo tempo de guarda e são possuintes de um sabor agradável ao paladar. Segundo Marco Antonio Carbonari, quando os vinhos ainda estão com os taninos jovens, a sensação de ressecamento é maior, o que, muitas vezes, desagrada até mesmo os amantes mais fervorosos da bebida.

As uvas não são as únicas ricas em taninos, a maçã, pêra, cravo, romã e várias outras frutas também possuem a substância, inclusive a madeira dos barris de carvalho que conservam os vinhos.

Marco Antonio Carbonari ressalta ainda, que os taninos também fazem bem à saúde, isso pelo fato de reforçarem as paredes arteriais, prevenir o entupimento das veias e diminuir o colesterol ruim. Sendo, até mesmo, recomendado por profissionais que uma porcentagem de vinho seja consumida por dia para favorecer a saúde.

Você sabia disso? Marco Antonio Carbonari convida-o ainda, a uma visita na vinícola Villa Santa Maria, onde você descobrirá muito mais sobre a produção dessa bebida tão amada, além de vivenciar uma experiência gustativa inesquecível. A vinícola está localizada no Vale do Baú em São Paulo e pede agendamento prévio pelo WhatsApp: (12) 9 9747-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui