Sente dor após a manutenção do aparelho? Veja 4 dicas para aliviar

Usar aparelho ortodôntico pode ser a garantia de um sorriso bonito e alinhado após o tratamento. Mas quem faz o uso de aparelho dentário já deve ter notado o surgimento de dor após a manutenção. Essa situação é bastante comum e diz respeito às forças aplicadas na raiz dos dentes, necessárias para a movimentação ortodôntica.

Isso acontece porque as células ósseas e as que fazem parte do tecido que circunda os dentes sentem a pressão feita pelo aparelho. Ainda, há a diminuição do fluxo sanguíneo na região quando as fibras nervosas ficam comprimidas.

Então, toda essa dinâmica permite uma reação inflamatória e acompanhada por dor.

Quer saber como lidar com esse problema?

Acompanhe este texto e conheça 4 dicas para aliviar a dor após a manutenção do aparelho!

  1. Evite ingerir alimentos sólidos
    Esse tipo de cuidado ajuda a reduzir bastante o desconforto provocado pelo aparelho. O consumo de alimentos sólidos pode exigir ainda mais dos dentes por meio do processo de mastigação. Tente evitar alimentos sólidos pelo menos 48 horas após a manutenção do aparelho. Isso reduz os efeitos de inchaço da inflamação.

Assim, é recomendado optar por alimentos líquidos ou pastosos. Vale a pena experimentar tomar sopas, caldos, sucos e vitaminas.

agendamento

  1. Faça uma escovação suave
    Também deve ter cuidado em relação à escovação dental. Esse processo tem que ser suave, evitando danos à região bucal. Assim, é preciso utilizar uma escova de cerdas macias e ter atenção ao uso da escova interdental e do fio dental.

No entanto, não deixe de realizar uma boa higienização para evitar o acúmulo de placa bacteriana, que pode trazer outros problemas para a boca.

  1. Use compressas de gelo
    O gelo é geralmente utilizado para amenizar sintomas de processos inflamatórios. No caso de dor após a manutenção do aparelho, ele também é recomendado. Por isso, prepare alguns saquinhos de gelo e aplique na região da boca de duas a três vezes ao dia.

É importante que o gelo seja envolvido em um saco plástico e em um pano bem limpo para que ele não tenha contato direto com a pele. Realizar 3 minutos de compressa sobre a região já garante um alívio da dor satisfatório.

  1. Fique em repouso
    Após a manutenção do aparelho, não é recomendado que sejam realizadas atividades físicas estafantes, como fazer um treino muito intenso na academia ou correr uma maratona. Isso porque uma atividade desse tipo pode prejudicar o processo de recuperação inflamatória após a manutenção do aparelho. Assim sendo, tente ficar em repouso físico, realizando poucas tarefas e evitando grandes esforços.

Essas foram algumas dicas de como aliviar a dor após a manutenção do aparelho. Por fim, saiba que é importante sempre informar o seu dentista sobre os sintomas ou sinais desagradáveis que aparecerem durante o tratamento. Assim, ele consegue verificar a situação e intervir no caso de ser algo mais sério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui